Nos Estados Unidos, há mais de 1.500 emissoras públicas de rádio e televisão espalhadas por todo o país. As primeiras emissoras educativas de rádio surgiram nos anos 1920.
A convidada desta edição é a professora e pesquisadora Patricia Aufderheide, da School of Communication da American University em Washington. Durante a entrevista, a professora discutiu a aprovação da Lei de Radiodifusão Pública de 1967, a criação da Corporation for Public Broadcasting (CPB) e o surgimento da rede Public Broadcasting Service (PBS).
Patricia define a estrutura da radiodifusão pública norte-americana como uma “ecologia”, ou um ambiente, em que as emissoras públicas atuam de forma descentralizada. “Este é um sistema que não é um sistema. Às vezes as pessoas falam ‘o sistema público de radiodifusão’. Não é. É um serviço para as emissoras. Não existe sistema. A radiodifusão pública [dos Estados Unidos] é uma ecologia, um ambiente formado por várias organizações diferentes”, explica.
Ao comentar o esforço dos canais públicos para captar recursos suficientes e garantir uma programação de qualidade, Patricia mencionou a TV Cultura de São Paulo como um exemplo de uma emissora que produz programas de alto nível a partir de uma única cidade. Familiarizada com o cenário da televisão brasileira, a professora foi bolsista do Programa Fulbright no Brasil no final dos anos 1990.
“Respeito profundamente a TV Cultura, que consegue fazer uma boa programação em uma cidade. Mas a maioria dos lugares não consegue fazer isso. Você pode fazer uma boa programação na cidade de Nova York e em Boston; mas não em lugares como Des Moines, Fresno e Santa Fé”, observa.
Durante o programa, Patricia Aufderheide comentou sobre a criação de um serviço de streaming pela PBS. “Para oferecer qualquer conteúdo, a PBS precisa negociar separadamente com centenas de emissoras públicas de televisão em todo o país. Para disponibilizar esse aplicativo, ela precisa configurar funcionalidades no servidor que garantam que todos sejam remunerados e que o acesso seja possível para o usuário”, detalha Patrícia.
Esse processo cria uma série de etapas para o telespectador acessar o sistema, dificultando o uso do serviço de streaming. Em tom bem-humorado, ela diz: “Agora compare isso com a Netflix. É só procurar pelo grande N no telefone e pronto”.
Apesar da atuação descentralizada das emissoras públicas, a radiodifusão pública dos Estados Unidos cumpre um papel essencial na promoção do debate público.
“Muito da história da radiodifusão pública norte-americana tem a ver com as pessoas reconhecendo que é um recurso valioso para a democracia”, afirmou a professora Patricia.
Sugestão de leitura sobre o tema:
History Timeline / Corporation for Public Corporation
Linha do tempo da radiodifusão pública dos Estados Unidos (1961-2022).
History of Public Broadcasting
Livro de John Witherspoon e Roselle Kovitz com atualização de Robert K. Avery e Alan G. Stavitsky. Current: The Public Telecommunications Newspaper, 2000.
This is NPR: the first forty years
Livro coletânea de Susan Stamberg (introdução), Cokie Roberts (prefácio) e outros autores. Chronicle Books, 2010.
Opportunities and challenges for public broadcasting’s role in provisioning the public with news and public affairs.
Artigo disponível gratuitamente para leitura. De Patricia Aufderheide e Jessica Clark, com participação editorial de Jake Shapiro, publicado em Media Re:Public, Side Papers, Public Broadcasting and Public Affairs, 2008.
US Public Broadcasting: A Bulwark against Disinformation?
Capítulo disponível gratuitamente para leitura. De Patricia Aufderheide, no livro The Disinformation Age Politics, Technology, and Disruptive Communication in the United States, Cambridge University Press, 2020.
Universo das Emissoras Públicas
O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.