O programa Saúde Sem Complicações desta semana recebe José Sebastião dos Santos, especialista em cirurgias gastrointestinais de elevada complexidade e professor do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O especialista fala sobre cirurgias minimamente invasivas, aquelas que contam com o auxílio de tecnologia e trazem benefícios para o paciente e para o hospital.
O professor analisa as doenças gastrointestinais mais comuns e esclarece que “em geral é possível fazer cirurgias minimamente invasivas em cerca de 80% dos casos”, mas informa que ainda existem procedimentos que são feitos através da via convencional, ou seja, quando há a necessidade de abrir o paciente. Atualmente, cirurgias como a de retirada de vesícula com pedras e apendicectomia já são feitas da maneira menos invasiva.
De acordo com Santos, as vantagens das cirurgias minimamente invasivas são os pequenos cortes, menos dor e também um tempo menor de recuperação, o que traz vantagens para o sistema de saúde e também para a Previdência Social, já que permite um retorno mais rápido para o trabalho. Apesar das cirurgias minimamente invasivas terem uma despesa para serem implantadas, o médico acredita que o custo-benefício é favorável.
Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.