Saúde Sem Complicações #93: Fatores genéticos e estresse estão ligados ao surgimento da acne

Com uma maior incidência nos adolescentes, a doença ocorre a partir do estímulo hormonal

 14/07/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #93: Fatores genéticos e estresse estão ligados ao surgimento da acne
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a dermatologista Cacilda da Silva, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre acne, problema que atinge principalmente os adolescentes.

A dermatologista explica que a acne é uma doença que pode estar relacionada a fatores genéticos, ao estresse e também ao uso de medicações. O aumento da produção dos hormônios na adolescência gera um processo inflamatório nos folículos pilossebáceos, principalmente na face e no tronco, resultando na acne. Ao final da adolescência normalmente a acne tende a diminuir ou até mesmo sumir, mas isto não é uma regra.

Cacilda conta que existem graus de acne, o mais leve é aquele conhecido como cravos; o grau dois se apresenta com uma maior inflamação a partir do rompimento do folículo pilossebáceo irritando a pele ao redor; o grau três resulta em uma lesão mais acentuada e dolorosa; por fim, no último e mais grave grau, as lesões se agrupam, com um grande número de bactérias e formação de pus, podendo deixar cicatrizes.

O tratamento para a acne evoluiu ao longo dos anos, atualmente os médicos se utilizam de medicamentos orais derivados da vitamina A ácida que impede o aumento da proliferação das células. A especialista alerta para a necessidade de prescrição médica, devido aos efeitos colaterais da medicação oral, “indicada para os casos mais graves, grau dois e três, que estão deixando cicatrizes e principalmente acnes grau quatro”, conta Cacilda. Importante lembrar que o Sistema Único de Saúde oferece o tratamento da doença para a população.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.