Saúde Sem Complicações #72: Mioma uterino é uma doença benigna nem sempre sintomática

Especialista diz que a maioria dos casos não evolui para a infertilidade, com exceção das mulheres com o tipo submucoso, que apresentam dor e muito sangramento

 24/08/2021 - Publicado há 3 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #72: Mioma uterino é uma doença benigna nem sempre sintomática
/

O Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico Júlio Cesar Rosa e Silva, professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre mioma uterino.

O que é mioma uterino?

Segundo o professor Rosa e Silva, cerca de 50% a 70% das mulheres podem apresentar o tumor, que não é cancerígeno, e é classificado conforme sua localização no útero. O mioma subseroso fica na parte de fora das paredes do útero; o intramural localiza-se entre as paredes do útero e, o submucoso, na parte interna do útero. O especialista ressalta que aquelas diagnosticadas com o tipo submucoso apresentam dor, um volume significativo de sangramento e podem apresentar futuros problemas com fertilidade.

O tratamento pode ser feito por meio de cirurgias que são recomendadas quando o tratamento clínico, por meio de medicações, não surte efeito. Rosa e Silva afirma que os casos cirúrgicos mais comuns são aqueles em que a mulher apresenta mioma submucoso e, em alguns casos, mioma intramural.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.