Saúde Sem Complicações #68: Adenomiose pode levar à infertilidade

Doença inflamatória que ocorre na musculatura do útero, a adenomiose afeta mais mulheres de 35 a 50 anos

 27/07/2021 - Publicado há 3 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #68: Adenomiose pode levar à infertilidade
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora Rosana Maria dos Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre uma doença inflamatória que ataca o útero, a adenomiose.

O que é adenomiose?

Segundo a professora, a teoria mais aceita para explicar o início da doença é um possível rompimento do endométrio, camada interna que reveste o útero, invadindo a região da musculatura e acarretando um processo inflamatório. As causas do rompimento podem estar relacionadas à gravidez, aborto ou à cesárea.

Os sintomas da adenomiose, conta Rosana, são parecidos com os de outras doenças femininas e, por isso, o diagnóstico pode ser de difícil detecção. Entre eles estão dor durante a relação sexual, distensão abdominal, sangramento abundante por mais de oito dias e dismenorreia progressiva (dor intensa) durante o período menstrual. Alguns casos podem ser assintomáticos, com inflamação pouco significativa, e não atrapalham o bem-estar da paciente, tranquiliza a professora.

A indicação de tratamento “depende do acometimento da musculatura uterina” e dos sintomas, explica a professora. Inicialmente, podem ser usados anti-inflamatórios não hormonais durante o período menstrual; em casos que a musculatura foi muito afetada, é indicada a suspensão da menstruação.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.