Saúde Sem Complicações #100: Cuidados multidisciplinares são essenciais após a retirada do câncer de mama

Acompanhamento psicológico e fisioterapêutico podem auxiliar a mulher durante o pós-operatório; além dos cuidados com a higiene pessoal e a escolha correta do sutiã

Por
 20/10/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP no ar: Medicina
Jornal da USP no ar: Medicina
Saúde Sem Complicações #100: Cuidados multidisciplinares são essenciais após a retirada do câncer de mama
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Marislei Sanches Panobianco, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, para falar sobre os principais cuidados que a mulher deve ter após os primeiros dias de retirada do câncer de mama. Marislei é coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema) e tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, ambos da EERP.

A especialista conta que certos cuidados são essenciais para uma boa recuperação, em especial nos primeiros dias de pós-operatório e podem evitar complicações recentes e futuras. “No primeiro ou segundo dia, o curativo é retirado e esse local deve ser lavado com cuidado, com água e sabão e deve-se secar bem o local”, esclarece Marislei.

Cuidados multidisciplinares são importantes no processo de recuperação. A fisioterapia, por exemplo, é indicada para evitar que a paciente sofra com limitações de movimento do braço e do ombro do lado operado. O acompanhamento psicológico é também muito benéfico no processo pós-cirúrgico, e dá espaço para que a mulher compartilhe seus sentimentos e medos com um profissional da área.

A professora alerta também para a escolha do sutiã e dos produtos de higiene durante o pós-operatório. No caso do sutiã, o mais importante é que ele seja confortável e ofereça sustentação para a mulher. Se possível a peça deve ser feita com tecidos que permitam uma respiração adequada da pele, como o algodão. Já em relação aos produtos de higiene, a profissional indica que a paciente use produtos já conhecidos e utilizados por ela, evitando processos alérgicos.

Por fim, Marislei conta que o sobrepeso e a obesidade, além de serem fatores de risco para se adquirir a doença, também podem prejudicar uma boa recuperação da mulher no pós-operatório.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.