Zé Kéti como cronista dos negros empobrecidos das favelas cariocas, foi por isso um griô do morro. Ele percebeu uma poesia singular nas aventuras e nas desventuras, da noite carioca. Onde ele escreveu com ritmo do pandeiro os seus amores. No século XX quando iniciava a década de cinquenta Zé Kéti viu, com a herança da tamboralidade africana, sua composição “Amor passageiro” entrar na galeria do sucesso, da RCA – Victor, com a interpretação miscigênica da voz gloriosa da Linda Batista, notável cantora do rádio.
A composição Olhos Negros de Johnny Alf está baseada na musicalidade negra. O arranjo se apoia na bossa nova, em que o piano, bateria e baixo são sincronizados para formar a base ritmo harmônica que é complementada pela sonoridade das cordas. O dueto Johnny Alf e Caetano Veloso nessa canção indica para forma de afirmação positiva, de grupos negados, demonstrando a sensibilidade e emergência epistêmica das minorias ao autoritarismo patriarcal do eurocaucasiano.
Quilombo Academia
O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.