
A arte musical de Gilberto Gil traz uma sonoridade de época nos teclados, revelando a cultura e a musicalidade norte-americana, levantando traços que são inspirados na crítica ao heroísmo patriarcal eurocaucasiano. Parece-me que a música trás o ritmo de uma balada, reforçada com a sonoridade do saxofone que é um instrumento musical característico do jazz, do afrodescendente estadunidense. A música do Gil constitui uma abertura critica reflexiva, questionando o euro-hetero-macho-autoritário, determinado euroheteronormatividade, que tenta impor um com reducionismo as relações que são estranhos aos nomos do patriarcalismo eurocêntrico.
O tropicalismo é fenômeno musical com origem nas relações lúdicas gregárias africanas. Nesse comportamento desponta a performance do Grupo Doces Bárbaros, em que Gal Costa é uma das protagonistas. O grupo sugere um comportamento alternativo ao estabelecido, propondo um sentido livre de amor, que não se acomoda nos limites da lógica capitalista eurocêntrica. Esse quarteto miscigênico inovou com arranjo psicodélico, trazendo o canto de coro uníssono, o timbre de teclado, o som da guitarra e a liberdade de improvisação da bateria. Essa música demonstra uma carnavalização bakhtiniana do amor em alto astral, que se vê na utopia alegre de tamboralidade que invade a Bahia amada.
Quilombo Academia
O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
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