Pílula Farmacêutica #159: Engov não cura ressaca e uso inadequado traz riscos à saúde

Medicamento é contraindicado antes do consumo de bebidas alcoólicas, já que pode impedir a liberação do excesso de álcool do organismo

 Publicado: 10/03/2025 às 13:39
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #159: Engov não cura ressaca e uso inadequado traz riscos à saúde
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica o acadêmico Felipe Rodrigues, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, conta a verdade por trás do mito de que o Engov preveniria a ressaca, um tema recorrente no período de Carnaval para quem consome bebidas alcoólicas. O acadêmico diz que apesar da crença popular de que se deve ingerir um Engov antes e um depois de beber, “esse medicamento não previne ressaca quando usado dessa forma”.

Além disso, Rodrigues explica que essa forma de uso é inadequada já que um dos efeitos do medicamento é impedir o vômito, reação do corpo para se livrar da intoxicação pelo álcool. “Se antes de ingerir álcool, você consome um medicamento que vai te impedir de vomitar, você passa a correr um sério risco de envenenamento por álcool em excesso no seu organismo”, diz.

Saiba mais, conferindo a íntegra do podcast no link acima.

Pílula Farmacêutica Apresentação: Felipe Rodrigues de Andrade Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão  E-mail: ouvinte@usp.br Coordenação: Rita Stella Horário: segunda-feira – 8h35 Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS . Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.