Pílula Farmacêutica #153: Luta contra malária deve contar com novo fármaco

O MED6-189 ainda não foi testado em humanos, mas dupla ação contra o patógeno promete reduzir muito a chance de desenvolvimento de resistência medicamentosa

 11/11/2024 - Publicado há 2 meses
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #153: Luta contra malária deve contar com novo fármaco
/

Nesta edição do Pílula Farmacêutica, o acadêmico Felipe Rodrigues, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre as formas de controle da malária que, especialmente em regiões endêmicas como a Amazônia e outros locais de clima tropical pelo mundo, vêm sofrendo resistência e não provocam mais o mesmo efeito sobre a doença.

O acadêmico informa sobre o parasita causador da malária, do gênero Plasmodium, e a forma de transmissão, pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles. Esse mosquito “é popularmente conhecido por muriçoca ou mosquito-prego e possui um comportamento predominantemente noturno”. Após a infecção, os sintomas surgem depois de sete dias, sendo a febre o principal. 

Informa, ainda, sobre as formas de tratamento que envolvem medicamentos amplamente distribuídos pelo SUS, mas que não vêm surtindo o mesmo efeito que surtiam até hoje, com resistência do parasita, o que está pedindo soluções, como um novo fármaco que está sendo testado, o MED6-189. Rodrigues afirma que os cientistas acreditam que este seja um composto altamente eficaz na luta contra a malária.

 

Confira a íntegra do podcast no link acima.

Pílula Farmacêutica Apresentação: Felipe Rodrigues de Andrade Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão  E-mail: ouvinte@usp.br Coordenação: Rita Stella Horário: segunda-feira - 8h35 Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS . Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.