Nesta edição do Pílula Farmacêutica, o acadêmico Felipe Rodrigues, orientado pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, fala sobre o “chip da beleza”, um produto manipulado em farmácias que ganhou popularidade há alguns meses, prometendo milagres estéticos. É que, na semana passada, a Anvisa proibiu a comercialização e o uso desses implantes hormonais que estavam sendo denunciados por profissionais e órgãos de saúde como “bombas hormonais”.
Segundo o acadêmico, os implantes são pequenos tubos inseridos sob a pele para liberar uma pequena quantidade de hormônio diariamente na corrente sanguínea. Mas, diferentemente dos receitados por médicos para tratamentos hormonais específicos, o “chip da beleza” libera dose com vários tipos de anabolizantes, como Gestrinona e Testosterona. Esses hormônios, produzidos em pequena quantidade pelo nosso corpo, têm a Gestrinona como o principal anabolizante responsável pelos efeitos no corpo.
O produto possui funções de esteroides que ajudam no processo de perda de peso, mas não tem comprovação científica quanto aos benefícios que promete, segundo lembra Rodrigues que alerta para as complicações de saúde que advêm do uso como: aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca.
Confira a íntegra do podcast, no link acima.
Pílula Farmacêutica Apresentação: Felipe Rodrigues de Andrade Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão E-mail: ouvinte@usp.br Coordenação: Rita Stella Horário: segunda-feira - 8h35 Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS . Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .