Palavra da Semana #114: Oscilação cambial do dólar mexe com as finanças do brasileiro

A educação financeira passou a ser obrigatória nas escolas do Brasil a partir de 2020 para ensinar o brasileiro a buscar conhecimento na gestão do dinheiro

Publicado: 05/07/2024     Atualizado: 11/07/2024 as 13:23
Palavra da Semana - USP
/

A palavra desta semana, termo mais pesquisado da web, é dólar. Está em evidência por conta da baixa do dólar que caiu 1,73%. Dólar é o nome dado a várias moedas ao redor do mundo, sejam elas oficiais ou paralelas. A palavra dólar vem do inglês e teve a sua origem na adaptação do nome de uma moeda, que era de prata, fundida e cunhada em 1519 em uma mina na Boêmia, região da atual República Checa. A moeda dólar, estadunidense, recebeu esse nome em 1785, sendo considerada na atualidade uma das mais importantes divisas de todo o mundo.

Foi elevado à divisa internacional durante a Conferência de Bretton Woods, em 1944, sendo hoje utilizado no comércio internacional e na composição de reservas em moeda estrangeira, como é o caso do Brasil. Alguns países usam o dólar dos Estados Unidos como moedas nacionais, como El Salvador, Equador, Estados Federados da Micronésia, Ilhas Marshall, Palau, Timor Leste. Outras regiões ao redor do mundo utilizam a palavra dólar na própria moeda, dólar australiano, dólar do Caribe Oriental, dólar Barbadense, dólar Bahamiano, dólar Canadense.

Quer saber mais sobre o termo dólar, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão