Olhar Brasileiro #81: Cauby Peixoto, o “professor” da música popular brasileira

“Conceição” ficou famosa na interpretação do artista, que se tornou um ídolo adorado e perseguido pelas fãs

 08/12/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #81: Cauby Peixoto, o “professor” da música popular brasileira
/

“Cauby Peixoto Barros nasceu no dia 10 de fevereiro de 1931, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Estudou em colégio religioso onde chegou a cantar no coro da igreja. Antes de tentar a carreira artística, frequentando programas de calouros, trabalhou no comércio”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro. “Cauby Peixoto, um artista bem-quisto, não só pelo público, mas em todo universo da música brasileira, foi  apelidado de “professor”, e – de fato – ensinou a muitos de nossos intérpretes”, afirma.

Cauby Peixoto iniciou sua carreira no início da década de 1950, apresentando-se em programas de calouros, como por exemplo, a Hora dos Comerciários, na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, continua Jubran. “Nesta mesma cidade, também atuou como crooner em diversas boates. Sua primeira gravação ocorreu no ano de 1951. No ano seguinte, transferiu-se para São Paulo apresentando-se nas casas noturnas Oásis e Arpége, e também na antiga Rádio Excelsior”, relembra. Além disso, conta, que, em 1956, o cantor lançou o grande sucesso daquele ano, com sua interpretação para o samba-canção, de autoria de Dunga e Jair Amorim, Conceição.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.