
“Batizado Gilberto Passos Gil Moreira, o nosso focalizado é do ano de 1942, mais exatamente do dia 26 de junho. Natural da cidade de Salvador, começou a se interessar por música escutando Orlando Silva e Luiz Gonzaga”, conta o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 8 de maio de 2022.
No programa, grandes intérpretes como Gal Costa, Elis Regina, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e João Bosco interpretam composições de Gilberto Gil, respectivamente, A linha e o linho, Se eu quiser falar com Deus, Viramundo, Felicidade vem depois e Expresso 2222.
Ouça no link acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link