Olhar Brasileiro #18: Hermeto Pascoal improvisava instrumentos musicais quando criança

Multi-instrumentista alagoano é destaque no programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

 23/09/2021 - Publicado há 3 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #18: Hermeto Pascoal improvisava instrumentos musicais quando criança
/

Os sons da natureza sempre fascinaram Hermeto Pascoal, desde pequeno. A partir de um caule oco, fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Quando ia à lagoa, Hermeto passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Quando tinha 7 anos, resolveu experimentar a sanfona de oito baixos de seu pai e não parou mais.

Assim o pesquisador Omar Jubran, apresentador do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), começou a contar a história do compositor, arranjador e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. No dia 19 de setembro de 2021, o programa exibiu o primeiro de dois episódios sobre o “bruxo genial” de Alagoas.

“Hermeto Pascoal participou de uma gravação, pela primeira vez, em 1956, tocando sanfona em duas faixas do álbum Ritmos Alucinantes, de Clóvis Pereira. Também tocou sanfona no álbum Batucando no Morro, de Pernambuco do Pandeiro e Seu Regional, em 1958″, informou Jubran.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.