“Por uma razão particularmente especial, o programa de hoje apresentará composições da música popular brasileira do ano de 2006; ou seja, há 18 anos”, afirma o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.
Jubran conta que “foi no ano de 2006 que, entre outros acontecimentos, se deu a edição da 19ª Bienal do Livro de São Paulo. No mesmo ano foi sancionada a Lei Maria da Penha, que aumentava o rigor nas punições das agressões contra a mulher. Na música, Chico Buarque lançava seu novo trabalho Carioca e, Ivan Lins o álbum Acariocando”. E, entre outros momentos marcantes desse ano, mais álbuns eram lançados há 18 anos, como por exemplo, os álbuns de Leny Andrade, Joyce Moreno e Virgínia Rosa.
“A razão de este Programa ter sido especial, levando ao ar composições de 2006, é que foi justamente nesse ano, que o Olhar Brasileiro foi ao ar pela primeira vez pela Rede USP de Rádio. E hoje, quando o programa completa 18 anos, portanto a maioridade, vem o momento que todos nós sabíamos que, um dia, iria chegar. E já com um gosto de saudade, anuncio que este foi o último programa Olhar Brasileiro”, se despede Jubran, seguida da música que foi tema do programa desde seu início: Confiança, de autoria de Edemir Antônio de Oliveira, artisticamente, Antônio Mineiro, com ele ao violão, Sumé à flauta e Nico Rezende aos teclados.
Para quem quiser fazer algum comentário ou se despedir, pode mandar um e-mail para ouvinte@usp.br ou para a produção do programa olharbrasileiro@uol.com.br.
Ouça o podcast nos links acima.
Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 25 de fevereiro de 2024. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.