“Joyce Moreno nasceu e passou a infância no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 14 anos, começou a tocar violão observando seu irmão mais velho, Newton, amigo de músicos da bossa nova como Roberto Menescal e Eumir Deodato. E foi em 1968, aos 20 anos, que Joyce gravou seu primeiro álbum, no qual já emprestava sua voz para interpretar renomados compositores. Cinquenta anos mais tarde, em 2018, Joyce Moreno gravou o mesmo repertório, com novos arranjos, comemorando meio século do lançamento de seu primeiro álbum”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.
No início do programa, estão duas faixas desse primeiro registro fonográfico, Bloco do Eu Sozinho, de Marcos Valle e Ruy Guerra, e Ansiedade, de Paulinho da Viola. De Vinicius de Moraes, grande incentivador no início de sua carreira e considerado por ela um grande amigo, interpreta duas parcerias do poeta: Sabe Você (com Carlos Lyra) e Brigas Nunca Mais (com Tom Jobim).
Ouça o podcast nos links acima.
Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 22 de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.