“Filho dos imigrantes italianos, dona Emma e seu Fernando, João Rubinato – seu nome de batismo – e depois, artisticamente, Adoniran Barbosa, nasceu na cidade de Valinhos, município localizado a 75 quilômetros da capital paulista num dia 6 de agosto. Segundo depoimento do próprio Adoniran, o ano de seu nascimento seria 1912. Mas para poder trabalhar legalmente e ajudar a família – e à época a idade mínima para isso era de 16 anos – sua data de nascimento passou a ser 6 de agosto de 1910; data esta que constou em sua certidão de nascimento e em sua carteira de identidade”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, que apresenta grandes intérpretes revisitando criações do compositor e cronista.
Segundo Jubran, a carreira de Adoniran Barbosa como compositor explodiria no dia 27 de julho de 1951, quando ele mesmo gravou, de sua autoria, o samba Saudosa Maloca, que ganhou releitura do cantor Celso Sim, em gravação de 2008. Além dessa composição, ainda são apresentadas Um Samba no Bexiga, com Carlinhos Vergueiro; Tiro ao Álvaro (parceria com Osvaldo Molles), na voz de Zélia Duncan; Bom dia, Tristeza (parceria com Vinicius de Moraes), com Maria Bethânia; e Trem das Onze, em gravação ao vivo, com Maria Gadú e Caetano Veloso.
Ouça o podcast nos links acima.
Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 1º de outubro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.