Olhar Brasileiro #111: “Dorival Caymmi… sem palavras”

Esse é o tema do podcast que traz o lado melodista do compositor, interpretado por grandes músicos brasileiros

 03/08/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #111: “Dorival Caymmi… sem palavras”
/

“As melodias que Dorival Caymmi compôs, têm algo de magnético. Basta que sejam executados os primeiros acordes de qualquer uma delas, que a letra é imediatamente atraída para o cantarolar de quem aprecia uma bela canção. Tudo isto, sem contar a qualidade com que Caymmi elaborou suas criações musicais”, afirma o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Logo na abertura, estão as composições A Lenda do Abaeté, com o violão de Baden Powell; e na sequência Nem Eu, com Moacyr Peixoto no piano, Lito Robledo no contrabaixo e Magno Bissóli na bateria. Ainda no programa, a performance da Banda Mantiqueira, interpretando O Samba da Minha Terra e Saudade da Bahia

Como lembra Jubran, “o jornalista, crítico musical e poeta Tárik de Souza, certa vez escreveu que ‘sem grandes conhecimentos musicais e sem maiores preocupações com o que estava fazendo, Dorival Caymmi utilizou – com anos de antecedência – harmonizações que depois seriam consideradas precursoras da bossa nova’”

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 30 de julho de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.