Olhar Brasileiro #107: O circo como inspiração de composições na música popular brasileira 

Compositores como Ary Barroso, Orlando Morais e Antônio Cícero criaram canções que falam sobre o tema

 06/07/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #107: O circo como inspiração de composições na música popular brasileira 
/

“O circo na canção brasileira”, com sua lona, seu picadeiro, seus palhaços e malabaristas foi tema do podcast Olhar Brasileiro. Segundo o pesquisador Omar Jubran, o circo acabou ganhando destaque para muitos compositores brasileiros. 

Algumas dessas criações estão no programa, como Tema do Circo de Nagib Mazola, de Alceu Valença, com interpretação do autor, canção que fez parte da trilha sonora do filme A Luneta do Tempo, dirigido e roteirizado pelo próprio Alceu Valença. Há ainda outras músicas, como Circo de Cavalinhos, na gravação original de 1937, de Ary Barroso, com Almirante; O Circo, de Sidney Miller, com o Quarteto em Cy; e mais uma com o título O Circo, de Orlando Morais e Antônio Cícero, na interpretação de Maria Bethânia 

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 2 de julho de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.