O Mar Não Está Pra Peixe #teaser

Produção do Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira, terá cinco episódios sobre aquecimento global, poluição plástica e outros temas que ameaçam os ecossistemas marinhos

Por
 Publicado: 02/07/2024
O Mar Não Está Pra Peixe - USP
O Mar Não Está Pra Peixe - USP
O Mar Não Está Pra Peixe #teaser
/

Já parou para pensar em tudo que o oceano faz de bom por você, e tudo de ruim que nós estamos fazendo com ele? Esse é o tema de um novo podcast produzido pelo Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira.

Organizado em cinco episódios, o podcast vai discutir como as atividades humanas estão impactando a saúde do oceano e as consequências disso para o futuro da nossa própria espécie e de todas as outras formas de vida do planeta. Mudanças climáticas, poluição plástica, pesca e áreas protegidas marinhas serão alguns dos temas abordados, com a participação de diversos pesquisadores da USP e de outras instituições de pesquisa.

O primeiro episódio vai ao ar dia 4 de julho, com novas publicações a cada 15 dias. Veja abaixo a programação completa.

O conteúdo é baseado em entrevistas com mais de 30 especialistas, de diversos setores, e consultas a mais de 200 fontes de informação qualificada na literatura científica e na imprensa. Também foram realizadas quatro viagens de campo para documentar in loco os impactos da ação humana sobre os ecossistemas marinhos em diferentes pontos da costa brasileira.

A produção foi coordenada pelo jornalista Herton Escobar, com edição sonora de Guilherme Fiorentini.

Programação:

  • 04/7 — Episódio 1: Em águas quentes
  • 18/7 — Episódio 2: Entre a rede e o anzol
  • 01/8 — Episódio 3: Afogando em plásticos
  • 15/8 — Episódio 4: Destruição à beira mar
  • 29/8 — Episódio 5: Tempestade perfeita

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.