O Mar Não Está Pra Peixe #4: Destruição à beira-mar

O nosso impacto no oceano não se limita às atividades que são praticadas no mar. Muita coisa que acontece em terra firme também afeta profundamente os ecossistemas marinhos. Mais da metade da população brasileira vive próximo do litoral, e praticamente metade do esgoto produzido no Brasil não é tratado. Resultado: grande parte dessa sujeira vai parar no oceano

15/08/2024 - Publicado há 2 meses
O Mar Não Está Pra Peixe - USP
O Mar Não Está Pra Peixe #4: Destruição à beira-mar
/

A zona costeira é o lugar onde a maioria dos seres humanos têm contato com o mar, e também onde se concentra grande parte dos impactos — negativos e positivos — que essa interação gera sobre os ecossistemas marinhos. Mais da metade da população brasileira vive a menos de 150 quilômetros do litoral, segundo o último Censo do IBGE, e quase metade (48%) do esgoto gerado no Brasil não é tratado, segundo dados do Instituto Trata Brasil (Ranking do Saneamento 2024).

O resultado dessa combinação de fatores é que grande parte da sujeira gerada pelos seres humanos vai parar no oceano, seja levada pelos rios ou lançada diretamente no ambiente marinho, por meio dos emissários de esgoto submarinos. Além de prejudicar a balneabilidade das praias, essa poluição carrega com ela uma série de ameaças à vida no oceano, incluindo resíduos industriais e farmacêuticos que podem ser tóxicos para a biodiversidade marinha.

Não bastasse isso, a ocupação desordenada — e muitas vezes predatória, tanto do ponto de vista social quanto ambiental — da zona costeira pode ter graves impactos sobre os manguezais e outros ecossistemas que são cruciais para a sustentabilidade da pesca e da vida marinha como um todo.

Esse é o tema do quarto episódio do podcast O Mar Não Está Pra Peixe, uma produção do Jornal da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira, disponível a partir desta quinta-feira (15/8) no site do Jornal da USP e nas principais plataformas de áudio.

O podcast terá cinco episódios no total, abordando desafios relacionados ao aquecimento global, à pesca, à poluição plástica, à criação de áreas protegidas e ao cumprimento das metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU e outras organizações internacionais para o ambiente marinho — que estão muito longe de serem cumpridas.

Os episódios são lançados a cada 15 dias. Veja o calendário de publicações abaixo: