Mosaicos Culturais #89: Poder da criação é o samba mais ouvido de João Nogueira e Paulo César Pinheiro

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o balanço inconfundível do “sambista de asfalto”, como ele se autodenominava, ecoando nos fones de ouvido de Allan Matos, estudante de Relações Públicas na USP

30/08/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
/

João Batista Nogueira Junior (1941 – 2000) foi cantor e compositor. Aos 15 anos, João Nogueira iniciou sua carreira escrevendo sambas no bloco carnavalesco Labareda, do bairro carioca do Méier.

Após treze discos lançados, em 1980, João Nogueira gravou Boca do povo. A capa do álbum traz uma foto do próprio cantor no estádio Maracanã (RJ), tirada por Milton Montenegro. Entre suas faixas, Poder da criação é considerada a canção mais ouvida de João Nogueira e a mais gravada por diferentes intérpretes, como Alcione, Beth Carvalho e Diogo Nogueira, filho do artista. A canção teve expressivo alcance popular durante os anos 1980.

“Alheio ao vaivém do mercado fonográfico, João Nogueira nunca mais obteve esse sucesso na própria discografia, mas desenvolveu a obra com coerência em série de álbuns lançados ao longo da década de 1980.” — Mauro Ferreira, em Discos para descobrir em casa – ‘Boca do povo’, João Nogueira, 1980

Capa do álbum Boca do povo, de João Nogueira, 1980. Foto: Reprodução

Composta por João Nogueira e Paulo César Pinheiro, a letra de Poder da Criação refere-se à produção poética no gênero samba. A letra desmistifica a ideia de que a inspiração para a criação de uma obra musical está atrelada a estados emocionais específicos ou a cenários idílicos (com informações do site letra.mus).

Ao som de Poder da Criação, Allan Matos, estudante de Relações Públicas na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Allan conta que a canção é perfeita para o começo do final de semana.

Ele recita os versos

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 28 e 29 de agosto de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres