Mosaicos Culturais #72: O amor proibido na voz de Caetano Veloso é temática do filme Challengers

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir a canção com a grande dúvida: “Não sei se esse amor é pecado”, que ecoava nos fones de ouvido de Mariana Franco, estudante de Audiovisual na USP

 Publicado: 31/07/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #72: O amor proibido na voz de Caetano Veloso é temática do filme Challengers
/

Música no Cinema
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, conhecido por Caetano Veloso, é cantor, produtor, arranjador e escritor. Sua obra musical é marcada pela releitura e renovação, sendo amplamente considerada como possuidora de grande valor intelectual e poético. Caetano iniciou sua carreira musical profissionalmente em 1965, com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz. Em 1967, lançou seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e no ano seguinte liderou o movimento chamado Tropicalismo (com informações da Wikipédia). Saiba e ouça mais sobre os Mosaicos Culturais de Caetano aqui.

Cartaz do filme Challengers, do diretor Luca Guadagnino, 2024. Foto: Reprodução

Caetano Veloso interpretou a canção Pecado em espanhol, composição de Enrique Francini e Armando Pontier e lançada no álbum Fina Estampa em 1994. A letra de Pecado refere-se ao amor proibido e a sua natureza incerta. A canção também faz parte da trilha sonora de Challengers, lançado no Brasil como Rivais.

“Eu só sei que é amor
Sólo sé que es amor
Não sei se esse amor é pecado
Yo no sé si este amor es pecado
que tem punição
Que tiene castigo”
Trecho da canção traduzida e original

Challengers é um filme de caráter romântico e esportivo dirigido por Luca Guadagnino — mesmo diretor de Call me by your name e Bones and all —, roteirizado por Justin Kuritzkes e estrelado por Zendaya, Josh O’Connor e Mike Faist. Na trama, Tashi Duncan (Zendaya) é uma ex-prodígio do tênis que se tornou treinadora, além de ser uma força da natureza dentro e fora da quadra. Casada com Art Donaldson (Mike Faist), ela transformou seu marido em um campeão mundialmente famoso de Grand Slam. Art precisa enfrentar no campeonato o fracassado Patrick Zweig (Josh O’Connor) – seu ex-melhor amigo e ex-namorado de Tashi (com informações da Wikipédia).

Ao lembrar-se da cena em que toca a canção Pecado, Mariana Franco, estudante de Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Mariana conta que a trilha sonora intensifica a sensualidade presente na cena.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 29 e 30 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.