Mosaicos Culturais #70: Minha mãe é uma peça 3 traz homenagem a personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção temática de Emília, a boneca gente criada por Monteiro Lobato, que ecoava nos fones de ouvido de Jennyfer Lima, estudante de Psicologia na USP

Publicado: 26/07/2024

Música no cinema

Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, mais conhecida como Baby do Brasil ou Baby Consuelo, é cantora, compositora e instrumentista. Durante sua integração à banda Novos Baianos em 1969, utilizou o nome artístico Baby Consuelo, inspirado no longa-metragem Meteorango Kid. Desde 1974, a cantora construiu uma sólida carreira solo, lançando oito álbuns. Muitas de suas produções foram realizadas em parceria com Pepeu Gomes, guitarrista dos Novos Baianos e seu marido por dezenove anos. Em 1994, ela adotou o nome artístico Baby do Brasil.

Pepeu Gomes, nome completo Pedro Aníbal de Oliveira Gomes, é um dos grandes nomes da música brasileira. Cantor, guitarrista, compositor, violonista e multi-instrumentista, ele foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo em 1988. Em 2012, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (com informações da Wikipédia).

Cartaz do filme Minha mãe é uma peça 3. Foto: Reprodução

A canção Emília (A Boneca Gente), composta por Baby Consuelo e Pepeu Gomes, integra a trilha sonora de Minha Mãe é uma Peça 3, e é interpretada pelo inesquecível ator e humorista Paulo Gustavo (1978 – 2021).

Minha Mãe é uma Peça 3 (2019) é a última continuação da adaptação cinematográfica do espetáculo Minha mãe é uma peça, de 2006, criado e estrelado por Paulo Gustavo. Sob a direção de Susana Garcia e roteirizado pelo próprio Paulo Gustavo, o filme é considerado a maior bilheteria nacional, arrecadando R$ 138 milhões em 2020 (com informações do G1).

O retorno de Dona Hermínia é motivado por uma redescoberta de si mesma, enquanto seus filhos seguem novos rumos. Marcelina está grávida, Juliano está noivo, e seu ex-marido, Carlos Alberto, se muda para o apartamento ao lado.

Ao relembrar a cena do filme em que toca Emília (A boneca gente), Jennyfer Lima, estudante de Psicologia no Instituto de Psicologia da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Ela resume que a cena transmite uma mensagem essencial ao público através dessa canção: que toda criança é singular e única.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 24 e 25 julho de 2024.

Assista à cena em que Paulo Gustavo interpreta a canção

@memoriaslobato E essa homenagem que o saudoso Paulo Gustavo fez, no filme “minha mãe é uma peça 3” cantando a música da Baby do Brasil, o Visual das crianças são dos personagens dos anos 80, que lindos! Quanta saudade você faz Paulo. #sitiodopicapauamarelo #PauloGustavo #minhamaeeumapeca3 #emilia #POV #copadomundo2022 #viraliza ♬ som original – Memórias Lobato

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres