Mosaicos Culturais #67: “Sou Pataxó, sou Xavante e Cariri, Ianomâmi, sou Tupi Guarani, sou Carajá” e brasileiro

Ouvintes da Rádio USP agora podem desfrutar da canção de Antonio Nóbrega sobre a identidade cultural dos povos indígenas brasileiros, que ecoava nos fones de ouvido de Alifer Aparecido, estudante de Letras na USP

Publicado: 23/07/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #67: "Sou Pataxó, sou Xavante e Cariri, Ianomâmi, sou Tupi Guarani, sou Carajá" e brasileiro
/

Antonio Nóbrega, conhecido também de nome completo Antonio Carlos Nóbrega de Almeida, é um artista diverso: ator, dançarino, violinista, cantor e pesquisador das manifestações culturais populares do Brasil. Ele iniciou sua carreira na formação clássica, integrando a Orquestra de Câmara da Paraíba em João Pessoa e a Orquestra Sinfônica do Recife. Seu apreço pelas culturas populares brasileiras floresceu ao integrar o Quinteto Armorial, grupo de música instrumental formado em Recife na década de 1970. Com oito discos em sua carreira solo, Nóbrega se destaca por unir as artes populares à música clássica. Ao longo de sua trajetória, recebeu prêmios como APCA, Shell, Sharp, TIM da Música, o Troféu Mambembe e a Ordem do Mérito Cultural (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Madeira que cupim não rói, de Antônio Nóbrega, 1999. Foto: Reprodução

Chegança, composta por Antonio Nóbrega e Wilson Freire, faz parte do álbum Madeira que cupim não rói. Interpretada por Nóbrega, a canção celebra e homenageia a memória e resistência dos povos indígenas à colonização, destacando a importância das comunidades tradicionais para a cultura brasileira.

“A falta de visibilidade e compreensão do mundo cultural popular tem sido, desde longa data, motivo de inquietação para mim. É frustrante que esse hemisfério cultural tão rico em valores, significados e conteúdos seja pouco percebido pelos brasileiros”, ponderou Nóbrega em uma de suas aulas no Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em 2022, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

Ao som de Chegança, Alifer Aparecido, estudante de Letras com habilitação em português e francês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais da Rádio USP. Alifer conta que uma boa canção é aquela que incita emoções no ouvinte. No caso de Chegança, a alegria que celebra as culturas indígenas é o que mais o emociona.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 19 e 22 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres