Mosaicos Culturais #66: Uma Adriana Calcanhotto “internamente, mais contraditória”

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir versos de paixão por uma pessoa blasé, que ecoava nos fones de ouvido de Lívia, estudante de Letras na USP

22/07/2024 - Publicado há 2 meses
Mosaicos Culturais - USP
/

Adriana da Cunha Calcanhotto é cantora, compositora, intérprete, instrumentista, produtora musical, arranjadora, escritora, ilustradora, professora e embaixadora da Universidade de Coimbra, Portugal. Adriana Calcanhotto iniciou sua carreira musical nos anos 1980, apresentando-se em bares e casas noturnas de Porto Alegre. Com uma discografia de dezenove álbuns, a artista se destacou ao mesclar elementos de bossa nova, música popular brasileira, samba e pop. Ao longo de sua carreira de quarenta e quatro anos, recebeu dois troféus do Grammy Latino nas categorias de Melhor Canção em Língua Portuguesa e Melhor Álbum Infantil Latino (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Senhas, de Adriana Calcanhotto, 1992. Foto: Reprodução

Seu segundo álbum, Senhas, foi lançado em 1992, com composições inteiramente de Adriana Calcanhotto. Para ela, o álbum é mais pessoal em comparação ao primeiro disco, Enguiço (1989). “Aqui existem sutilezas”, disse ela ao Jornal do Brasil. “São senhas, ideias com a intenção de me traduzir melhor, de uma maneira mais plural e complexa. E, internamente, mais contraditória.”
A nona faixa do álbum Senhas, Água Perrier, foi interpretada, composta e produzida por Adriana Calcanhotto, em parceria com o compositor Antônio Cícero e com produção de Ricardo Rente. Em um vídeo em seu canal do YouTube, Adriana compartilha sua experiência como compositora de Água Perrier. Ela destaca que o andamento e o tom são cruciais para a intenção da canção, e revela que se identifica mais com a voz falada do que com o timbre baixo da versão original.

Lívia, estudante de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP, ao som de Água Perrier. Lívia conta que essa é sua canção favorita da cantora, pois a letra a surpreende. Ela explica que a letra trata de uma paixão por blasé, ou seja, alguém que exprime completa indiferença diante do excesso de estímulos, tanto sensoriais quanto afetivos.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 18 e 19 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres