Mosaicos Culturais #64: Ô Xente! Dominguinhos nos convida em O sertão te espera para dançarmos forró

Ouvintes da Rádio USP podem agora apreciar o acordeão do herdeiro artístico do “Rei do Baião” em uma canção que ecoava nos fones de ouvidos de Wagner Silva, estudante de Economia na USP

Publicado: 18/07/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

José Domingos de Morais (1941 – 2013), mais conhecido como Dominguinhos, foi cantor, instrumentista e compositor com influências dos gêneros musicais de bossa nova, baião, choro, forró e xote. Desde a infância, aprendeu a tocar sanfona com maestria e apresentava-se junto a seus irmãos em feiras e portas de hotéis. Foi assim que, aos 7 anos, em 1948, no Hotel Tavares Correia, em Garanhuns, Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga (1912 – 1989). Aos 16 anos, viajou ao Rio de Janeiro com o pai em busca de que o “Rei do Baião” alavancasse a sua carreira artística. Gonzaga deu-lhe uma sanfona de oitenta baixos e nomeou-o Dominguinhos, em homenagem a um antigo amigo Domingos Ambrósio, cantor de serenatas. Dominguinhos recebeu dois prêmios do Grammy Latino em 2002 e 2012 e é reverenciado tanto pelos críticos quanto pelos fãs, sendo mais do que apenas o “herdeiro artístico” do “Rei do Baião”. Um ano antes de sua morte, Dominguinhos participou de um documentário emocionante em homenagem ao centenário de Gonzaga, Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Ô Xente!, de Dominguinhos, 1978

Ô Xente! é o décimo disco da discografia de quarenta e cinco álbuns de Dominguinhos. Composta por 12 faixas, a décima, O sertão te espera, surpreende pela letra de Dominguinhos e Anastácia, sua segunda esposa e cantora denominada “Rainha do Forró”, e pela produção de Pedrinho Albuquerque, em celebração à vida no sertão. Dominguinhos deixa os sertanejos comovidos ao convidá-los a retornar ao sertão e incita o Brasil a vê-los não como uma região desprezada, miserável e empobrecida, mas como um povo resiliente.

“Vem

Sertanejo sofrido e sem sorte

E mesmo na hora da morte

Coragem não se vê faltar”

Refrão da canção O sertão te espera

Ao som de O sertão te espera, Wagner Silva, estudante da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária na USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Wagner ressalta que essa música ressoa seu apelo afetivo com sua família do Ceará. Ele conta que a letra, diferentemente dos estereótipos acerca do sertão brasileiro, romantiza a vida sertaneja.

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 16 e 17 de julho de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres