Mosaicos Culturais #60: Uma força estranha levava Gal Costa a cantar

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção eternizada pela voz tamanha de Gal Costa, que tocava nos fones de ouvidos de Beatriz Fernandes, estudante de Letras na USP

Publicado: 12/07/2024     Atualizado: 15/07/2024 as 11:35
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #60: Uma força estranha levava Gal Costa a cantar
/

Maria da Graça Costa Penna Burgos (1945 – 2022), conhecida como Gal Costa, foi cantora, compositora e multi-instrumentista. Com uma discografia de trinta e um álbuns de estúdio e nove ao vivo, Gal foi considerada uma das artistas nacionais mais versáteis do planeta, sendo eleita pela revista Time uma das 10 maiores cantoras do mundo (com informações da Wikipédia).

Capa do álbum Gal Tropical, de Gal Costa, 1979. Foto: Reprodução

Força Estranha é uma canção composta por Caetano Veloso, idealizada inicialmente para a interpretação de Roberto Carlos. Interpretada por ambos os cantores, a canção é estimada como um marco na Música Popular Brasileira. Os dois artistas, por sua vez, construíram uma amizade que durou décadas, marcada por diversas homenagens em suas canções, como Debaixo dos Caracóis de seus Cabelos.

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, conhecido por Caetano Veloso, é cantor, produtor, arranjador e escritor. Sua obra musical é marcada pela releitura e renovação, sendo amplamente considerada como possuidora de grande valor intelectual e poético. Caetano iniciou sua carreira musical profissionalmente em 1965, com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz. Em 1967, lançou seu primeiro LP, Domingo, com Gal Costa, e no ano seguinte liderou o movimento chamado Tropicalismo (com informações da Wikipédia). Saiba e ouça mais sobre os Mosaicos Culturais de Caetano aqui.

A canção Força Estranha traz uma reflexão sobre a eternização da vida e do tempo que a arte é capaz de promover. A arte é celebrada na canção como uma manifestação atemporal dos momentos efêmeros. Essas ideias são captadas por meio da observação de instantes da vida de um menino, de uma mulher grávida e de um artista com cabelos brancos.

“A vida é amiga da arte
É a parte que o sol me ensinou
O sol que atravessa essa estrada que nunca passou”

Versos da canção Força Estranha, de composição de Caetano Veloso, 1979.

Ao som de Força Estranha, Beatriz Fernandes, estudante de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Beatriz conta que a melodia é envolvente e cativa os ouvintes pela sua letra sobre a presença da arte na vida.

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 10 e 11 de julho de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres