Mosaicos Culturais #56: Grande clássico de Jorge Ben clama pelo síndico Tim Maia

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o “Alô! alô!” aos funcionários da W / Brasil, que ecoava nos fones de ouvido de Bruno Nogueira, estudante de Licenciatura em Música na USP

Publicado: 04/07/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Jorge Duílio Lima Meneses, conhecido como Jorge Ben e, desde 1989, como Jorge Ben Jor, é um multifacetado músico e compositor, atuando como violonista, pandeirista, guitarrista, percussionista e cantor. Seu estilo inconfundível, que mistura samba, bossa nova, rock, funk, jazz, maracatu, ska e outros ritmos, fez dele um dos pioneiros do samba-rock e do samba-soul. Saiba e ouça mais Mosaicos Culturais de Jorge aqui.

Ao som de W / Brasil, Bruno Nogueira, estudante de Música na Escola de Comunicação e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Bruno conta que a canção faz grandes referências à época entre os anos 1980 aos 1990. Jorge Ben Jor utiliza instrumentos como baixo e bateria, pronunciados junto a metais, saxofones e trompetes, que assemelham-se à instrumentalidade das músicas populares de Tim Maia, apelidado de Síndico pelo compositor na letra.

O nome da canção W / Brasil faz referência à empresa de publicidade brasileira fundada em 1986. Amigo de um dos cofundadores, Washington Olivetto, Jorge Ben Jor já se apresentou em eventos da organização e, em uma publicação no Facebook, revelou que a música foi composta por ele para a agência.

No entanto, a letra da canção também aborda questões políticas e econômicas do Brasil do final dos anos 1980. De forma irônica, ele chama o Fernando Collor de Mello – que foi Presidente do Brasil de 1990 a 1992 – de “Fernando, O Belo”, comparando-o a Dom Fernando I (1345 – 1383) rei de Portugal de 1367 até sua morte. Além disso, menciona o confisco de bens em 1990, estabelecido pelo Plano Collor, nos versos “Lá da rampa mandaram avisar / Que todo o dinheiro será devolvido / Quando setembro chegar / Num envelope azul indigo”.

“Cuidado com o disco voador
Tire essa escada daí
Essa escada é pra ficar aqui fora
Eu vou chamar o síndico
Tim Maia”

Se o Brasil fosse um prédio, o síndico poderia ser Tim Maia

Em um jantar, Jorge Ben Jor e Washington Olivetto começaram a falar sobre a situação política do Brasil, na época governado por Fernando Collor de Mello, presidente que sofreu processo de impeachment em 1992, renunciando ao cargo horas antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade. O publicitário disse ao artista, em tom de brincadeira, que o país estava vivendo um momento tão louco, tão doidão, que – se o Brasil fosse um prédio – o síndico poderia ser Tim Maia (com informações da novabrasilfm.com.br).

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 2 e 3 de julho de 2024.
Ao completar 50 Mosaicos Culturais, o artista mais escolhido até agora é Jorge Ben Jor. Assim, esta semana prestamos homenagem ao multi-instrumentista mostrando os cinco episódios com aquele groove jorgiano escolhidos por estudantes da USP.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres