Mosaicos Culturais #53: “O anel que ela usava tinha uma lua e uma estrela, e o sol refletia nele”

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir a versão de Caetano de Lua e Estrela, composição de Vinicius Cantuária, lembrada por Yago Luna, estudante de Música, com habilitação em Regência na USP

Publicado: 01/07/2024

Cantor, multi-instrumentista e compositor, Vinícius Cantuária alcançou o sucesso com Lua e Estrela em 1981, quando Caetano Veloso a incluiu no repertório de seu disco Outras Palavras, que ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas. Durante sua carreira, Cantuária colaborou com diversos artistas renomados, como Chico Buarque, Lulu Santos, Gilberto Gil e Caetano Veloso (com informações da Wikipédia).

No ano seguinte, gravou o seu primeiro álbum solo, com destaque para o hit Coisa Linda. Em 1984, lançou o álbum Sutis Diferenças, no qual interpretou seu maior sucesso até hoje, a canção Só Você, que permaneceu no topo das paradas por meses e lançou Vinicius Cantuária nacionalmente. Em mais de 50 anos de carreira, foram quase 20 álbuns lançados (novabrasilfm.com.br).

Capa de Outras Palavras, de Caetano Veloso ℗ 1981 Universal Music

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, conhecido por Caetano Veloso, é cantor, produtor, arranjador e escritor. Sua obra musical é marcada pela releitura e renovação, sendo considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Entre 1960 e 1962, Caetano escreveu críticas de cinema para o Diário de Notícias. Caetano iniciou seu trabalho musical profissionalmente apenas em 1965, com o compacto Cavaleiro/Samba em Paz (com informações da Wikipédia). Saiba e ouça mais Mosaicos Culturais de Caetano aqui.

Yago Luna, estudante de Música com habilitação em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, comentou sobre a canção Lua e Estrela na enquete do programa Mosaicos Culturais da Rádio USP. Yago destaca a atmosfera leve da música em contraste com a cena do filme, em que a protagonista Estela aprende a tocar violão com seu tio, rejeitado pela família.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 27 e 28 de junho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres