Mosaicos Culturais #51: “Não é culpa de ninguém que a música é tão boa”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a mistura de sentimentos de presença e ausência do outro nos versos do novo single de Clarissa, versos que ecoavam nos fones de ouvido de Larissa Leal, estudante de Jornalismo da USP

 Publicado: 27/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #51: "Não é culpa de ninguém que a música é tão boa"
/

Clarissa Müller, conhecida apenas como Clarissa, é atriz, cantora e compositora. Antes de seu período musical, participou de Malhação (série da TV Globo). Interpretou a personagem Cecília no filme Ana e Vitória, de 2018, e no longa Me Sinto Bem Com Você (2021), Clarissa atuou como a personagem Priscilla, ambos do diretor Matheus Souza. Após aderir ao gênero pop punk e indie, seu primeiro EP, Clarissa, foi lançado em 2021 com uma certa repercussão nas redes sociais, incluindo a viralização no TikTok de Nada contra (ciúmes). Seu álbum de estreia para-raio entrou no Top 100 Brasil do Spotify (com informações da Wikipedia).

Capa do álbum Agridoce, de Clarissa, 2024. Foto: Reprodução

Agridoce foi lançado em 2024. De acordo com as críticas ao álbum, a temática principal centraliza-se na perspectiva da cantora sobre os relacionamentos modernos. Em frente à câmera, gravando um vídeo ao Youtube, Clarissa revela que “eu gosto muito desse nome [Agridoce] porque ele resume bem a ideia, que o álbum todo tem, da história de amor. Todas as histórias de amor são agridoces, tem essas partes azedas, doces e complexas no seu paladar.”

Ao som de Não é culpa de ninguém, Larissa Leal, estudante de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes, da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Larissa comentou que a canção é sobre um relacionamento que não perdurou, apesar dos dois envolvidos se esforçarem em mantê-lo. Em seu ponto de vista, as letras que possuem história ou emoções do artista transmitidas aos ouvintes são de maior agrado.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 25 e 26 de junho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.