Mosaicos Culturais #48: Acenda o Farol: impossível não cantar junto ao vozeirão de Tim Maia

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir uma das pérolas da disco music, daquelas que todo mundo sabe a letra e, quem não sabe, consegue acompanhar. Esta é a música que tocava nos fones de ouvido de Giovanna Matias, estudante de Ciências Sociais na USP

Publicado: 24/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Em 1978, Tim Maia (1942 – 1998) gravou, para a Warner, o álbum Disco Club. Em plena febre da disco, ou discoteca, como também era chamada na época, o síndico (apelido carinhoso e brincalhão) lançou um LP inspirado na música disco. Nesse álbum, está Acenda o Farol, que também entrou no álbum Dance Bem, de 1990.

Capa do álbum: Tim Maia Disco Club, Tim Maia (WEA). 1978

Outras músicas deste álbum, acompanhadas pela Banda Black Rio, composta por integrantes da nata da soul music, também fizeram sucesso. Entre elas, destacam-se outra disco music, A Fim de Voltar, e o clássico do funk, Sossego.

Sebastião Rodrigues Maia, conhecido como Tim Maia (1942-1998), foi cantor, compositor, maestro, produtor musical e instrumentista. Responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira, Tim Maia é reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. A revista Rolling Stone Brasil o classificou como o maior cantor brasileiro de todos os tempos (com informações da Wikipédia). Leia e ouça mais em outro episódio do Mosaicos Culturais.

Giovanna Matias, estudante de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP e conta que gosta de música quando ela é bem feita, com boa melodia, ou seja, quando não é um produto feito para viralizar. Ela aprecia vários estilos de música e não tem um específico. Gosta de Tim Maia e, sobre Acenda o Farol, ela diz: “É sobre um amor que foi embora, mas é animada e ouço para continuar feliz. Eu ando ouvindo músicas felizes”.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 19 e 20 de junho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres