Mosaicos Culturais #45: Após 20 anos, o revival do Cachorro Grande com o álbum As Próximas Horas Serão Muito Boas

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir os versos como “Minhas palavras não são bananas para ter que te jogar”, extraídos da música Você não sabe de nada, que o Vitor Faroni, estudante de Letras com habilitação em Linguística na USP, anda ouvindo

Publicado: 17/06/2024     Atualizado: 20/06/2024 as 17:35
Mosaicos Culturais - USP
/

Cachorro Grande foi uma banda brasileira de rock formada em 1999 em Porto Alegre. Teve como formação mais conhecida Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Gabriel Azambuja (bateria).

O nome Cachorro Grande foi ideia de Beto Bruno. Logo depois, contou com o aval de Marcelo Gross e dos demais da banda. A origem veio do fato que, no início da banda, ainda sem músicas próprias, faziam parte do repertório do grupo covers de bandas como The Rolling Stones, The Beatles e The Who. Para escolher quais canções tocar, era uma “briga de cachorro grande”, expressão usada no Rio Grande do Sul para se referir a algo muito complicado. Então, o nome da banda ficou Cachorro Grande.

Capa do álbum: As Próximas Horas Serão Muito Boas. Cachorro Grande. 2004. Olele Music

A música que o Vitor estava ouvindo é do segundo álbum da banda As próximas horas serão muito boas. Lançado em 2004 junto com a revista Outracoisa, marcou sua entrada definitiva na cena musical nacional. Cachorro Grande é conhecida pelos gêneros do rock gaúcho, psicodélico e indie. A faixa Você Não Sabe de Nada, composta por Marcelo Gross, transmite um ritmo frenético e eletrizante, com solos instrumentais harmoniosos.

Em 2018, após 19 anos de estrada, a banda anunciou sua despedida com uma turnê final em celebração à sua trajetória.

Com previsão de lançamento ainda para este ano, será lançado um documentário sobre a banda e o vocalista, em entrevista para a GauchaZH, acrescenta que o filme deve ser exibido em alguns festivais.

Nossa história vai ser contada sob o olhar do diretor Lírio Ferreira (Árido Movie e Baile Perfumado), que eu sempre achei genial. O documentário está a seis anos sendo produzido. Deve se chamar A Última Banda de Rock. Bem pretensioso, não é (risos)?  diverte-se.

Vitor Faroni, estudante de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP e contou que está pesquisando sobre o rock gaúcho e se interessou pela Cachorro Grande. Para ele, Você não sabe de nada se destaca pela letra marcante, excelente produção instrumental e vocal áspero “como se o cara estivesse bravo”.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 14 e 17 de junho de 2024.

Texto: Caroline Kellen
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres