Mosaicos Culturais #42: Tom Zé participa da trilha do filme The man from U.N.C.L.E. com a música Jimi, Renda-Se

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o jogo de palavras brincalhão, que ecoava nos fones de ouvido de João Alexandre, estudante de Música com habilitação em Composição na USP

Publicado: 12/06/2024
Mosaicos Culturais - USP

Música no Cinema
Antônio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé, é um renomado compositor, cantor, arranjador e jardineiro. Ele é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo sido um participante ativo do movimento Tropicália nos anos 1960 e se tornando uma voz influente e alternativa no cenário musical brasileiro.

Capa do Álbum: The Man from U.N.C.L.E. 2015

A música Jimi Rende-se, de Tom Zé, faz parte da trilha sonora do filme norte-americano The Man from U.N.C.L.E., lançado em 2015. Dirigido por Guy Ritchie e produzido por Lionel Wigram, o filme é uma mistura de ação, aventura, comédia e espionagem, baseado na série homônima de 1964 criada por Sam Rolfe no estúdio MGM, exibida no Brasil como O Agente da U.N.C.L.E.. O filme estreou nos Estados Unidos em agosto de 2015 e, no mês seguinte, foi lançado em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

Desde a adolescência, Tom Zé demonstrava interesse pela música, começando a estudar violão. Ele teve experiências tocando em programas de calouros na televisão nos anos 1960 e ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Durante as décadas de 1970 e 1980, ele continuou a explorar o pop experimental em álbuns inovadores. No final dos anos 1980, foi “descoberto” pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads) durante uma visita ao Rio de Janeiro. Byrne lançou a obra de Tom Zé nos Estados Unidos, onde recebeu grande aclamação da crítica. A partir daí, Tom Zé passou a atrair público na Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum Com Defeito de Fabricação em 1998, eleito um dos dez melhores álbuns do ano pelo The New York Times.

Em 2006, foi lançado o documentário Fabricando Tom Zé, dirigido por Décio Matos Jr., que explora a vida e obra do músico.

Em 2019, foi publicada pela editora italiana Add a primeira biografia autorizada de Tom Zé, intitulada Tom Zé. L’ultimo tropicalista, escrita por Pietro Scaramuzzo e lançada no Brasil pela Edições Sesc SP.

Em 2022, Tom Zé foi eleito para a cadeira 33 da Academia Paulista de Letras, sucedendo a Jô Soares, falecido em agosto daquele ano.

João Alexandre, ao som de Jimi Rende-se, de Tom Zé e Valdez, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Ele aprecia essa música por sua adaptação criativa do inglês, de forma que um brasileiro sem conhecimento da língua inglesa a compreenderia. João destaca que a abordagem da letra e os arranjos instrumentais são bastante interessantes. Vale a pena conferir a obra desse artista excepcional!

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 10 e 11 de junho de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres