Mosaicos Culturais #40: Vanessa Moreno poetiza sobre as fases e transformações da vida

Ouvintes da Rádio USP, em meio a uma atmosfera dos anos 1980, podem ouvir a música Girassóis, que ecoava nos fones de ouvido de Ana Carolina, estudante de licenciatura em Música na USP

Publicado: 10/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Vanessa Moreno, cantora, compositora e instrumentista, se destaca como revelação no mundo da música brasileira. Em 2017 e 2018, venceu o prêmio Profissionais da Música Brasileira na categoria “cantora”, e em 2021, venceu nessa categoria e também na de “autora”.

Em meio à pandemia, Vanessa se dedicou a realizar vídeos em duo com artistas e apresentações virtuais, explorando sons de objetos cotidianos, o que a levou a se destacar e conquistar grande alcance nas redes sociais (SESISP.com.br).

Foto de divulgação do álbum Solar, de Vanessa Moreno. 2023

Girassóis integra o álbum Solar, lançado em 2023 e indicado ao Grammy Latino na categoria engenharia de som. Vanessa Moreno presenteia o público com um trabalho que explora diferentes atmosferas, com arranjos elaborados em colaboração com os músicos.

Além da expressividade e virtuosismo técnico como cantora, a exploração da riqueza rítmica da música popular através do improviso, da percussão vocal e corporal e do uso de objetos sonoros do cotidiano é uma marca em suas apresentações. Esses elementos se manifestam na música Girassóis, composta e interpretada por Vanessa. Uma poética narrativa sobre as fases da vida, o desabrochar e a transformação. A letra, envolta em uma rica composição musical, apresenta nuances sonoras que conferem unicidade à canção e fazem jus ao talento da cantora (com informações da Wikipédia).

“Tive vontade de unir diferentes universos musicais e, me conectando com esses músicos e suas individualidades – dois de Brasília e um do Ceará –, reunimos as sonoridades que nos atravessam em um grande caldeirão e achamos um caminho que agradou a todos nós”, explica Vanessa (Casa Natura Musical).

Ao som da melodia Girassóis, Ana, estudante de Licenciatura em Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Sobre a letra da música, Ana comenta que “transmite a descoberta de algo novo, algo que está sempre nascendo e se direcionando ao sol, à luz”.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 7 e 10 de junho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Texto de Caroline Kellen
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres