Mosaicos Culturais #39: Gilberto Gil canta que “Toda menina baiana tem um santo que Deus dá”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir Gil quando ele não apenas exalta as meninas baianas, mas também reflete sobre a complexidade cultural e histórica da Bahia, que ressoava nos fones de ouvido de Luan Ricardo, estudante de Psicologia na USP

Publicado: 07/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido por Gilberto Gil, é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor. Ele é reconhecido por sua relevante contribuição na música brasileira. e por ser vencedor de prêmios Grammy Awards e Grammy Latino. Gilberto Gil, vencedor de prêmios Grammy, transcende gêneros musicais. Seus mais de cinquenta álbuns incorporam rock, ritmos brasileiros, música africana, funk, disco e reggae.
Em 2021, foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. Aos dezoito anos, Gil já mostrava sua versatilidade ao tocar sanfona e vibrafone no conjunto “Os Desafinados”.

Capa do álbum: Realce de Gilberto Gil. Gravadoras: WEA, Elektra. 1979

Em uma época em que a qualidade dos estúdios brasileiros deixava a desejar em comparação com os estrangeiros, Gilberto Gil recebeu um convite do produtor Marco Mazzola para gravar um disco em Los Angeles durante uma turnê que o cantor faria nos Estados Unidos. O álbum Realce foi o resultado dessa jornada, com uma turnê que percorreu o Brasil e até contou com a participação do jamaicano Jimmy Cliff (com informações da Wikipédia).
A canção Toda Menina Baiana de Gilberto Gil é uma homenagem à identidade cultural das mulheres da Bahia. A música também faz referência a eventos históricos importantes da Bahia. Desde a primeira missa até o primeiro índio abatido, a história desse estado é marcada por luz e sombras (letras.mus.br).

Enquanto ouvia a canção de Gilberto Gil, Luan Ricardo, estudante do Instituto de Psicologia da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Luan confessou adorar Toda menina baiana, por ser uma música para compartilhar com os amigos em casa.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 6 e 7 de junho de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres