Mosaicos Culturais #38: Rita Lee e a poesia dual de Amor e Sexo inspirada em uma crônica de Arnaldo Jabor

Ouvintes da Rádio USP podem apreciar as analogias e metáforas presentes em uma resenha do cineasta, na qual a Rainha do rock brasileira transformou em letra e música a essência dos versos de Jabor, ecoando nos fones de ouvido de Emanuel de Carvalho, estudante de Odontologia na USP

Publicado: 06/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Uma das músicas de maior sucesso de Rita Lee, Amor e Sexo, lançada em 2003 no disco Balacobaco, foi inspirada na crônica “O Amor Atrapalha o Sexo”, de Arnaldo Jabor (1940-2022), publicada no jornal O Globo em 2002. Assim, os três assinam a composição. A parceria entre a artista, Roberto de Carvalho e o cineasta resultou em uma canção que captura a complexidade das emoções.

Rita Lee Jones de Carvalho (1947 – 2023), conhecida como Rita Lee, foi muito mais que uma simples cantora. Foi compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista. Conhecida como a “Rainha do rock brasileiro”, ultrapassou a marca de 55 milhões de discos vendidos, tornando-se a artista feminina mais bem-sucedida em vendas no Brasil e a quarta no geral, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Construiu uma carreira que começou com o rock, mas que ao longo dos anos mesclou diversos estilos, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, e explorou outros gêneros como o pop rock, disco, new wave, o pop, bossa nova e eletrônica. Rita Lee se tornou um ícone da cultura brasileira.

Rita Lee foi considerada uma das musicistas mais influentes do Brasil, sendo uma referência para aqueles que vieram a tocar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música. Suas canções, em geral, contêm ironias em abundância ou reivindicações da independência feminina, tornando-se onipresentes nas paradas de sucesso. Entre as mais populares está Amor e Sexo.

Capa do álbum Balacobaco. Rita Lee. Som Livre, Biscoito Fino (relançamento), Universal Music (relançamento). 2003

O álbum Balacobaco, o vigésimo álbum de estúdio, foi lançado em 2003. O disco foi produzido por Roberto de Carvalho e DJ Memê, e emplacou nas rádios brasileiras exatamente com a música Amor e Sexo. Do álbum Balacobaco, Amor e Sexo foi incluída na trilha sonora nacional da telenovela Celebridade, de Gilberto Braga, exibida pela TV Globo entre 2003 e 2004, como tema dos personagens Vladimir e Darlene, interpretados por Marcelo Faria e Deborah Secco.

Curiosidade: Em 1986, Rita Lee se aventurou no mundo da rádio e dedicou-se, em parceria com o amigo escritor Antonio Bivar (1939-2020), a um programa de rádio chamado Radioamador, na 89 FM A Rádio Rock, de São Paulo, onde escreveu e apresentou, adotando o nome “Lita Ree” e interpretando vários personagens.

Ao som de Amor e Sexo, Emanuel de Carvalho, estudante da Faculdade de Odontologia na USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Para Emanuel essas melodias ecoam como reflexões sobre as relações humanas. Ele relata que a letra aborda nossas relações, como são banalizadas às vezes, e como o sexo é mais intenso enquanto o amor é mais leve, mais suave. A música fala sobre a intensidade que levamos para as relações em nossas vidas. Para Emanuel essas melodias ecoam como reflexões sobre as relações humanas. Enquanto a música retrata a intensidade do sexo contrastando com a suavidade do amor, ele enxerga nas entrelinhas um reflexo das experiências que moldam nossas vidas.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 4 e 5 de junho de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres