Mosaicos Culturais #33: Ana Frango Elétrico engendra um som único inspirado em musicalidades de outros tempos

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a bossa-pop-rock Doutor sabe tudo, do álbum Me chama de gato que eu sou sua, que ressoava nos fones de ouvido de Júlia Custódio, estudante de jornalismo na USP

Publicado: 30/05/2024     Atualizado: 20/06/2024 as 17:36
Mosaicos Culturais - USP
/

Cada vez mais interessada em produção musical, Ana Frango Elétrico encontra em seu trabalho autoral a liberdade para criar e testar sonoridades.

Capa do álbum: Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua. Ana Frango Elétrico. 2023

Doutor sabe tudo, composta por Jonas Sá, Rubinho e Jacobina e interpretada por Ana Frango Elétrico, faz parte do terceiro álbum de estúdio Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua, lançado no final de 2023 no Brasil pelo selo Risco, na Inglaterra pelo Mr. Bongo e no Japão pela Think! Records, com design gráfico assinado por Maria Cau Levy.

Ana Fainguelernt (a.k.a. Ana Frango Elétrico) nasceu no Rio de Janeiro, em 1997. Desde cedo já demonstrava interesse pela música. Aos seis anos, a carioca Ana ingressou em uma escola de música para explorar a experimentação sonora, e aos sete, já dominava a leitura de partituras e apresentava-se em recitais de piano clássico.

Em 2018, a artista lançou o álbum Mormaço Queima, produzido de forma independente. Esse trabalho a consagrou como revelação da cena independente brasileira. No ano seguinte, em 2019, Ana lançou, pelo selo Risco, o álbum Little Electric Chicken Heart. Esse disco rendeu à artista o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), de 2019, na categoria Revelação da Música Popular.

A artista se distancia do rótulo “nova MPB”, preferindo definir seu estilo como uma “bossa-pop-rock decadente com pinceladas de punk” ou, como ela mesma classifica, “pós-MPB”.

Em 2023, Ana lançou Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua, e embarcou em uma turnê por seis países na Europa, marcando presença no cenário musical internacional.

Ana Frango Elétrico é fruto da união de uma psicóloga e um artista plástico, o que talvez explique a influência das artes visuais em sua música e poética.

O nome artístico “Ana Frango Elétrico” surgiu de uma história inusitada: seu avô, de origem russa, sofria bullying na escola por causa da dificuldade que os colegas tinham em pronunciar o sobrenome Fainguelernt, e acabou sendo apelidado de “Frango Elétrico”. Ana adotou o nome em homenagem ao avô e inspirada pelo álbum Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé.

Ao som de Doutor sabe tudo, Júlia Custódio, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Júlia relata que, em meio a batidas “meio doidas”, Ana Frango Elétrico aborda temas como sexo, crises e amores.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 29 e 30 de maio de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres