Mosaicos Culturais #32: Tim Maia ficava de braços abertos, sempre a esperar em Descobridor dos sete mares

Ouvintes da Rádio USP agora podem ouvir o Rei do Soul do Brasil com Descobridor dos sete mares, canção presente na cinebiografia Tim Maia, escolhida por Anderson, estudante do curso de Artes Cênicas na USP

Por
 Publicado: 29/05/2024
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #32: Tim Maia ficava de braços abertos, sempre a esperar em Descobridor dos sete mares
/

O filme brasileiro Tim Maia, de 2014, é um drama biográfico que narra a trajetória de 50 anos do artista, cantor e compositor Tim Maia. Desde a infância no Rio de Janeiro até a sua morte aos 55 anos, o filme retrata seus altos e baixos na carreira e vida pessoal, incluindo a marcante passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor se inspirou em novos estilos musicais.

Cartaz do filme Tim Maia. Globo Filmes

Sobre o músico, em 2007, Fábio Stella publicou suas memórias Até Parece Que Foi Sonho – Meus 30 Anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia. No mesmo ano, Nelson Motta lançou a biografia Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia. A cinebiografia do cantor Tim Maia, dirigida e roteirizada por Mauro Lima, tem como base principal o livro de Motta, além de colher histórias do livro de Stella. Também foram realizadas entrevistas pelo cineasta e pela roteirista Antônia Pellegrino com músicos e pessoas próximas ao artista.

Sebastião Rodrigues Maia, conhecido como Tim Maia (1942-1998), foi cantor, compositor, maestro, produtor musical e instrumentista. Responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira, Tim Maia é reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. A revista Rolling Stone Brasil o classificou como o maior cantor brasileiro de todos os tempos (com informações da Wikipédia).

“Mais grave, mais agudo, mais eco, mais retorno, mais tudo!” Tim Maia ficou conhecido por suas peculiaridades, como o hábito de não aparecer ou atrasar o início dos shows e reclamar da qualidade do áudio.

Descobridor dos Sete Mares de Tim Maia e sua presença na cinebiografia do cantor

A partir da enquete do programa Mosaicos Culturais da Rádio USP, Anderson Bernardes, estudante de Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da USP, ao som da emblemática música de 1983, composta por Michel e Gilson Mendonça, compartilhou sua experiência imersiva com a cena do filme em que o ator interpreta Tim Maia cantando a música e saindo de cena enquanto a melodia continua ecoando.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 28 e 29 de maio de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.