Mosaicos Culturais #31: 2metro é impulsionado pelo crescimento das audições em streamings

Ouvintes da Rádio USP agora podem ouvir o mesmo trap, um fabricante de sucesso para atender expectativas específicas, que ecoava nos fones de ouvido Guilherme Rezende, estudante de Farmácia e Bioquímica na USP

Publicado: 28/05/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

O músico cristão 2metro, morador do aglomerado da Serra, na zona sul de Belo Horizonte (MG), desponta no segmento gospel com canções autorais que narram histórias bíblicas através de rimas e poesia.

2metro é um dos principais nomes na cena do trap gospel e recentemente assinou contrato com a Universal Music Christian Group (UMCG). O artista, que já colaborou com Nesk Only, também da UMCG, se destaca com a faixa Limitado, em parceria com Nesk Only, que já alcançou 3.15 milhões de streams no Spotify. Até agora, 2metro já lançou quase 20 singles, e participou de projetos de outros artistas. Ele acumula mais de 21 milhões de visualizações na UAU Gospel do YouTube, na qual ultrapassou 100 mil inscritos, e reúne cerca de 750 mil ouvintes mensais no Spotify, conforme dados da Universal Music.

2metro. 2023. Hosana Record Music

A música Hosana, lançada em 2023 pela Trindade Record e pelo Estúdio Love Funk, interpretada por 2metro, com participação de Shiso e Big Asher, transmite uma mensagem de esperança, lembrando aos ouvintes que, apesar da queda humana, a redenção é possível através de Cristo, permitindo o retorno ao jardim, simbolizando a restauração (com informações do site Letras.mus.br).

“O trap vem num movimento crescente no mercado musical. Mais de 40% do consumo de música nacional vem do trap. E o trap gospel tem crescido proporcionalmente”, afirmou Renata Cenizio, gerente de A&R da Universal Music Brasil.

O trap é um subgênero do rap/hip-hop criado na década de 2000 no sul dos Estados Unidos com DJ Paul. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e artistas como Gucci Mane, OJ da Juiceman, além de produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven. Posteriormente, Lex Luger e a produtora 808 Mafia se destacaram. O movimento do trap eletrônico é influenciado pelo hip-hop e inspirou vários DJs de electronic dance music. O estilo utiliza a caixa de ritmos, bumbos sub-baixo, em tempo duplos e triplos, chimbais rápidos, sintetizadores em camadas, e cordas “cinematográficas”, elementos comuns no house music e suas vertentes. Em 2012, novos produtores e DJs começaram a incorporar elementos do trap em suas obras, expandindo sua popularidade entre os fãs de música eletrônica. Na segunda metade de 2012, surgiram várias ramificações estilísticas do trap, que ganharam popularidade viral e impactaram significativamente a dance music (Wikipédia).

Ao som de Hosana, de 2metro, Guilherme Rezende, estudante de Farmácia e Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, enviou pelo nosso WhatsApp sua participação para a enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Guilherme comentou que essa música é um diálogo entre o funk nacional e uma mensagem religiosa tradicional. “Isso alcança uma cultura diferente de voz e expressão. Nessa diversidade e união de valores, muita coisa legal acontece. É muito interessante ver esse mix entre duas culturas diferentes e coisas que normalmente não se veem juntas no nosso cotidiano.”

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 27 e 28 de maio de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, faça como o Guilherme e mande um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres