Mosaicos Culturais #26: Caia Fogo completa dez anos no YouTube e está perto dos 50 milhões de visualizações

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o cantor Fernandinho, que usa a metáfora do fogo para representar a força de sua música, a qual ecoava nos fones de ouvido de Andras Horácio, estudante de pós-graduação em Engenharia Elétrica na Poli, da USP

21/05/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
/

Fernando Jerônimo dos Santos Júnior, mais conhecido como Fernandinho, é um cantor e compositor de música cristã contemporânea. Iniciou sua carreira em 2001, com o álbum de estúdio Formoso És, mas foi com o disco Faz Chover, lançado em 2004, que alcançou reconhecimento nacional na música gospel. Ao longo dos anos, Fernandinho lançou álbuns de grande audiência nas plataformas, como Uma Nova História (2009), Sou Feliz (2011), Teus Sonhos (2012) e Acústico (2014), que contou com participações especias de Aline Barros, Fernanda Brum e David Quinlan. Em 2015, gravou o álbum Galileu, produzido em estúdio, no Texas, EUA, pela banda The Digital Age (com informações da Wikipedia)

Caia Fogo – Série Acústica Com Fernandinho Vol. I

Caia Fogo, composição de Fernandinho com interpretação de Fernandinho e Paula Santos, é uma expressão intensa de devoção e entrega espiritual.

Sua banda é formada por Rodrigo Tiuzinho (guitarras), Gabriel Filipe (bateria), Carlos Aprígio (baixo) e Levi Miranda (teclado).

O fogo mencionado na letra é uma metáfora para uma ação purificadora e renovadora. O refrão Caia fogo dos céus, queima esse altar faz referência ao desafio aos profetas de Baal para demonstrar o poder de seus deuses. O fogo que desce do céu é visto como uma prova incontestável de soberania. Fernandinho é conhecido por canções que frequentemente exploram temas de adoração, entrega e busca por um relacionamento mais íntimo com Deus. Caia Fogo é um exemplo de como a música gospel pode ser usada como uma ferramenta para expressar a fé e inspirar os ouvintes a se aproximarem de Deus (com informações do site Letras.mus.br).

Ao som da canção gospel Caia Fogo, o moçambicano Andras Horácio, estudante de pós-graduação em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Andras expressou de forma comovente como a canção o afeta emocionalmente: “Faz bem pra minha alma”.

O objetivo do programa é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 20 e 21 de maio de 2024.

Ouça o podcast no link acima.

Novidade no ar
Estamos celebrando um mês de transmissão do Mosaicos Culturais, tanto no ar quanto em formato de podcast. Para ouvir todos os episódios, acesse a página jornal.usp.br/radio.

Comemoramos esse marco trazendo junto à música que o conjunto de estudantes anda ouvindo, um tema cativante: a música no cinema! Este novo capítulo nos convoca não apenas a fazer uma imersão nas preferências musicais da nossa audiência, mas também a explorar suas reflexões sobre o impacto da música em filmes, animes, desenhos e séries.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres