Mosaicos Culturais #19: Djavan quer “a paz de viver solto” em Avião

Ouvintes da Rádio USP podem sintonizar o mesmo samba cuja sensibilidade se traduz em versos que clamam por liberdade interior: “Não vou mais me prender a você”, que ecoava nos fones de ouvido de Júlia de Queiroz, estudante de Jornalismo na USP

Por
 10/05/2024 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 13/05/2024 às 16:47
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #19: Djavan quer “a paz de viver solto” em Avião
/

Nascido em Maceió em 1949, Djavan Caetano Viana chegou ao Rio de Janeiro aos 23 anos, traçando sua trajetória musical pelas boates badaladas da época, como Number One e 706. O destino o uniu a Edson Mauro, radialista conterrâneo, que o apresentou a João Araújo, presidente da Som Livre. A partir dessa conexão, Djavan desabrochou como artista completo, conquistando o público não apenas com sua voz marcante, mas também com composições, arranjos e produções musicais impecáveis. Djavan é mais do que um cantor de sucesso; é um patrimônio cultural brasileiro. Sua música, rica em nuances e significados, nos convida a refletir sobre a vida, o amor e a liberdade.

Na música Avião, Djavan canta versos voando livre em busca pela paz interior, tocando violão e criando arranjos em parceria com Luiz Avellar, combinando ritmos brasileiros com influências de jazz e pop.

Capa de Djavan. 1989. Gravadora: CBS

O álbum Djavan é lembrado pelo clássico Oceano, uma daquelas extraordinárias canções irrepreensíveis em forma, conteúdo, música e letra e representa a maestria de Djavan em combinar estilos musicais como jazz, blues, samba e música flamenca, temperados com a marcante influência da música regional nordestina.

Este é o nono álbum de estúdio de Djavan, lançado em 1989 pela Columbia Records e produzido por Mazzola. Sua faixa-título foi o maior sucesso do álbum, que teve outros singles como Vida Real (Dejame Ir), Cigano e Mal de Mim.

Ao som do samba Avião, de Djavan, Júlia de Queiroz estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Júlia diz que está ouvindo Avião “sem parar” por ser uma melodia muito boa. Ela também observa que a letra fala de liberdade e da necessidade de nos desapegarmos de relacionamentos que nos prejudicam. Júlia nos convida a apreciar e valorizar a música brasileira, reconhecendo a genialidade de Djavan como “uma lenda viva”.

Ouça o podcast no link acima.

O objetivo do programa é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 9 e 10 de maio de 2024.


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.