Mosaicos Culturais #143: “Hoje à noite” aborda a solidão de não estar junto de alguém especial

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir, na linguagem do forró, Pabllo Vittar e Nattanzinho, que ecoava nos fones de ouvido de Vinicius Gomes da Silva, estudante de engenharia elétrica na USP

 Publicado: 14/11/2024 às 16:46
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #143: “Hoje à noite” aborda a solidão de não estar junto de alguém especial
/

Phabullo Rodrigues da Silva, conhecido artisticamente como Pabllo Vittar, é drag queen e cantora. A artista se tornou a drag queen mais visualizada no YouTube, alcançando notoriedade com o hit Todo Dia, em destaque pela revista Rolling Stone. Com seis álbuns lançados, Pabllo se destaca na música explorando uma variedade de estilos, incluindo pop, forró eletrônico e eletrobrega. Em 2024, Pabllo fez história ao se tornar a primeira drag queen a entrar no Top 50 global do Spotify com a faixa Alibi, que estreou na posição 47 e alcançou o 12º lugar.

Natanael Cesário dos Santos, mais conhecido como Nattan ou Nattanzinho, é cantor e compositor de forró eletrônico. Entre seus sucessos estão Comunicação falhou e Tem cabaré essa noite, que chegaram ao Top 10 do Spotify Brasil, com destaque para a 7ª posição. Com a faixa Não te quero, Nattan atingiu o 1º lugar na categoria Viral 50 do Spotify.

Capa do single Hoje à noite (Alone), de Pabllo Vittar e Nattanzinho, 2024. Foto: Reprodução

Hoje à Noite, lançada originalmente pela banda Calcinha Preta em 2004, é uma versão em português da música Alone, composta por Tom Kelly e Billy Steinberg em 1983. A regravação da banda Heart, em 1987, também foi sucesso nos Estados Unidos.

A nova versão de Hoje à Noite, interpretada por Pabllo Vittar e Nattanzinho, teve produção de Maffalda, Rodrigo Gorky e Zebu. A canção, composta por Nelson Nascimento, Tom Kelly e Billy Steinberg, aborda a solidão e o desejo de estar junto de alguém especial (com informações de Letras.mus).

Mauro Ferreira, do portal G1, comentou sobre a interpretação de Hoje à Noite, dizendo: “Ela ressurge sem as habituais cores tropicais de Pabllo, em uma gravação com tom semelhante ao do registro original da banda Calcinha Preta no álbum de 2004.”

Ao som de Hoje à noite, Vinicius Gomes da Silva, estudante de Engenharia Elétrica na USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Para ele, a música representa um diálogo entre o casal na linguagem do forró. Quando questionado sobre o que faz uma música ser boa, ele destacou a harmonia entre arranjos, tons vocais e instrumentos como elementos essenciais.

 

 
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 13 e 14 de novembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Caroline Kellen e Regina Lemmi
Estagiárias sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.