Gustavo de Almeida Ribeiro, conhecido artisticamente como Black Alien, é rapper, cantor e compositor com uma trajetória que se iniciou em 1991. Ele deu seus primeiros passos no cenário musical ao lado do rapper Cláudio Márcio, que o convidou para integrar a banda Speed Freaks. Entre 1997 e 2001, Black Alien fez parte do grupo Planet Hemp, consolidando seu espaço no rap nacional. Foi apenas em 2004 que ele embarcou em sua carreira solo, desde então lançando três álbuns de estúdio. Sua habilidade lírica e seu estilo único o levaram a colaborar com artistas como Os Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Raimundos e Pavilhão 9.
Seu álbum mais recente, Abaixo de Zero: Hello Hell (2019), rendeu-lhe prêmios como Disco do Ano no Prêmio Multishow de Música e Melhor Álbum no Prêmio APCA de Música Popular. O álbum aborda temas como saúde mental, dependência química, política e questões sociais.
Entre as faixas de destaque está Que Nem o Meu Cachorro, que ganhou um vídeoclipe gravado na clínica de reabilitação onde o rapper passou por tratamento. A canção reflete sobre os desafios de seu passado e sua visão sobre o presente e o futuro (com informações da Rolling Stone Brasil).
Ao som de Que Nem o Meu Cachorro, Matheus Pires, estudante de Engenharia Ambiental na Escola Politécnica da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Matheus comentou sobre a harmonia entre as rimas e os instrumentais da música e recitou alguns versos para os ouvintes.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 30 e 31 de outubro de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem
Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado
.