Mosaicos Culturais #01: Música de Paulinho da Viola versa sobre a solidão humana

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o mesmo samba triste que estava nos fones de ouvido de Chiara, estudante de Psicologia da USP

Por
 16/04/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 19/04/2024 as 15:39
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #01: Música de Paulinho da Viola versa sobre a solidão humana
/

A música A Dança da Solidão, de Paulinho da Viola, dá sentido ao significado da solidão de forma sensível e tocante. Essa foi a música que a estudante Chiara, do Instituto de Psicologia da USP, estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. A versão ouvida pela Chiara é interpretada por Marisa Monte com participação de Gilberto Gil e faz parte do álbum Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, de 1994.

Disco A Dança da Solidão, de Paulinho da Viola, com capa de Elifas Andreato (1946-2022) – Foto: Reprodução

A Dança da Solidão foi gravada originalmente por Paulinho da Viola no disco de mesmo nome, lançado em 1972, com direção musical do maestro Lindolpho Gaya (1921-1987).

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem transmitido nos dias 15 e 16 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 Mhz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.