Momento Odontologia #19: Funcionamento do implante dentário e cuidados que ele demanda

Esse novo tipo de tratamento, quando bem-feito, conta com boa fixação e não desgasta dentes vizinhos, diferentemente dos antigos. Sendo assim, tanto os pacientes com perda total quanto os com perda parcial podem se beneficiar da tecnologia

 03/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 19/05/2021 as 11:40
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia - USP
Momento Odontologia #19: Funcionamento do implante dentário e cuidados que ele demanda
/

Há pouco tempo, quando se perdia um dente, os tratamentos mais eficazes disponíveis eram com pontes móveis, dentaduras ou pontes fixas. Essas alternativas não tinham boa fixação ou podiam causar desgaste nos dentes vizinhos. Surgiu, então, o implante dentário — que não conta com esses infortúnios. Nesta edição do Saúde Bucal, o professor Giuseppe Alexandre Romito, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, fala sobre implante dentário e os cuidados que o procedimento demanda.

O implante é uma estrutura metálica, que é instalada no tecido ósseo saudável como substituição da raiz do dente perdido para servir de suporte para coroas dentais artificiais. Nesse processo, uma boa quantidade e qualidade óssea disponível no local que sofreu a perda é muito importante para um tratamento mais seguro. Caso isso não ocorra naturalmente, é possível conseguir essas condições por meio de procedimentos cirúrgicos.

Depois de tudo feito, para aumentar as chances de sucesso de um implante, além de realizar os cuidados diários propostos pelo dentista, é também recomendado o retorno ao cirurgião para que ele possa diagnosticar possíveis problemas em seus estágios iniciais e, assim, tomar as devidas providências.

Ficha técnica:

Edição sonora: Gabriel Soares

Produção: Rosemeire Talamone e Leticia Acquaviva

Para receber atualizações com novos episódios, assine o feed do podcast
Momento Odontologia. Estamos também no Spotfy, no iTunes, Google Podcasts, entre outros apps.

E toda segunda-feira, às 8h05, na Rádio USP (93,7 FM em São Paulo, 107,9 em Ribeirão Preto e streaming)

Produção e Apresentação Rosemeire Talamone
CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)
Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS  
 
 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.