
Para entender como as escolas localizadas nas periferias de São Paulo impactam a construção das masculinidades dos jovens estudantes, o Momento Cidade desta semana entrevista a pesquisadora Cinthia Torres de Toledo, autora da tese de doutorado Da frente ao fundão da sala de aula: masculinidades e envolvimento escolar na periferia de São Paulo, orientada pela professora Marília Pinto de Carvalho e defendida na Faculdade de Educação (FE) da USP.
Na pesquisa, Cinthia analisou a relação entre os alunos que costumam sentar-se na parte da frente da classe e os que frequentam o chamado “fundão”. De acordo com ela, as masculinidades são práticas sociais aprendidas durante o processo de socialização, e, juntamente com a raça, devem ser levadas em consideração nas discussões sobre políticas públicas municipais voltadas para a escolarização.
A tese completa pode ser acessada neste link.
Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou no seu aplicativo de podcast favorito.
Ficha técnica
Reportagem: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Composição Musical e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto, Lívia Pegoraro e Guilherme Fiorentini