Mais de 400 corais de Johann Sebastian Bach estão preservados. Eles são exemplos da maestria do compositor alemão na área da harmonização vocal – a arte de sobrepor diferentes vozes numa mesma composição. A obra de Bach para corais é o destaque da edição deste ano do Bachfest, o Festival Bach, que começou no dia 7 passado em Leipzig, na Alemanha, e termina neste domingo, dia 16. Como sempre acontece, o podcast Manhã com Bach acompanha o Bachfest e exibe músicas executadas durante o evento.
Nesta edição, Manhã com Bach dá destaque também à obra de Bach para vozes apresentando 16 corais do compositor, entre eles os corais Komm, Gott Schöpfer, heiliger Geist, “Vem, Deus criador, santo espírito (BWV 370), Liebster Jesu, wir sind hier, “Amado Jesus, nós estamos aqui” (BWV 3737), e Meinen Jesum lass ich nicht, “Meu Jesus eu não deixo” (BWV 379).
O podcast exibe ainda a cantata Herr Jesu Christ, wahr’ Mensch und Gott, “Senhor Jesus Cristo, verdadeiro homem e Deus” (BWV 127), apresentada no Bachfest na quinta-feira passada, dia 13.
Peças curtas – com pouco mais de um minuto de duração, geralmente -, os corais legados por Bach não são acompanhados pela letra. Entretanto, é fácil saber qual é a letra original e acrescentá-la à música porque esses corais são extraídos de hinos tradicionais do protestantismo alemão. Não sendo melodias e letras da lavra de Bach, essas peças se tornaram célebres na história da música justamente porque revelam a genialidade do compositor ao fazer a harmonização das vozes.