De 7 a 16 deste mês, acontece mais uma edição do Bachfest, o Festival Bach, em Leipzig, na Alemanha, o mais tradicional e concorrido evento relacionado com a música de Johann Sebastian Bach. Ao longo dos dez dias do encontro, serão realizadas 160 atividades, entre concertos, palestras, exposições e visitas a museus.
Neste ano, o tema do Bachfest é Coral Total. O objetivo é destacar a obra de Bach na área do canto coral. Por isso, a programação do evento prevê a apresentação, em 16 concertos, de um ciclo completo de cantatas corais de Bach. Um ciclo corresponde às cantatas compostas por Bach para cada dia festivo do calendário cristão, num total de 66 composições. O ciclo que será exibido completa exatos 300 anos, uma vez que foi iniciado por Bach em junho de 1724, em Leipzig.
Como sempre acontece, Manhã com Bach acompanha o Bachfest e apresenta músicas executadas durante o evento. Nesta edição, como o tema do Bachfest é Coral Total, o podcast exibe 16 corais de Bach, entre eles os corais Alle Menschen müssen sterben, “Todas as pessoas vão morrer” (BWV 262), Aus meines Herzens Grunde, “Do fundo do meu coração” (BWV 269) e Was Gott tut, das ist wohlgetan, “O que Deus faz é perfeito” (BWV 250). Os corais de Bach se destacam na história da música por serem exemplos da arte magistral de Bach na área da harmonização vocal – ou seja, a técnica de sobrepor diferentes vozes numa mesma composição.
Manhã com Bach apresenta ainda uma das cantatas corais que fazem parte do ciclo a ser exibido no Bachfest, a cantata Meinen Jesum lass ich nicht, “Eu não deixo o meu Jesus” (BWV 124).